Friday 19 January 2024

ANÁLISE MULTIVERSO 17STEPS4PIE

Autor: #MyHubMSS

Observar e analisar a actualidade é focus do programa #MyHub17Steps, na medida de que um dos maiores atributos de eficiência da arte da Gestão  é  desenvolver o sentido de consciência  para as oportunidades e  as ameaças do ambiente e assim  transformar as  fraquezas, de cada um,  em forças direcionadas para a produção de valor, para o bem comum.  

Neste sentido, como instrumento pedagógico  de mediação, entre o aluno e a construção de conhecimento, selecciononam-se casos de estudo (i.e. case study) para análise-avaliação,  a referir: Óculos Ray-Ban & Meta;  o filme Barbie, de  Greta Gerwig;    o filme biográfico de Oppenheimer, de Christopher Nolan, etc..

Deste modo, dentro da metodologia 17Steps4PIE, os alunos são orientados para o multiverso de possibilidades 4Pi=4PIE, i.e. para  a constante do universo multidimensional  (π=3,1415...) de avaliação<=>ação  da positividade (I Am an Agency 4Peace), da genialidade (I AM an Agency4Innovation) e da responsabilidade (I Am an Agency 4Entrepreneurship)  intersectada com a multiplicidade de mundos combinados em movimento a "n" passos (n≠0 e n ≤ 17)    para alcançar a  sustentabilidade, i.e. para alcançar os    17Passos=17ODS (ODS = Objectivos de Desenvolvimento Sustentável).

Autor:MyHubHCD

 

Ray-Ban | Meta Smart Glassesproduto que resulta da colaboração transdisciplinar entre duas indústrias diferentes: indústria de dispositivos de protecção da visão e a indústria da tecnologia da inteligência artificial  (#ODS17), i.e. colaboração entre duas empresas - a EssilorLuxottica (detentora da marca de óculos icónicos Ray-Ban) e a Meta (detentora Marcas FaceBook e Instagram) para produzir um produto que contribui para: o bem-estar (#ODS3);  oportunidades de aprendizagem  para o utilizador    (#ODS4);   instrumento de inovação para o empreendedorismo  (#ODS5 e #ODS8);   pesquisa e inovação resultante da colaboração entre áreas distintas, produção de acessórios para a visão e  produção de inteligência artificial (#ODS9); alcança economias de produção e de eficiência de gestão através da colaboração  (#ODS12 e #ODS16).

Filme Barbie de Greta Gerwig: produto que resulta da colaboração entre Greta Gerwig, Warner Bros e Mattel (#ODS17_4PIE) e que contribui para i)  o bem-estar (#ODS3); promover  oportunidades de aprendizagem (#ODS4); ii) promover a igualdade de oportunidades entre mulheres-homens, colocando um olhar crítico sobre o feminismo, o patriarcado e iluminado o propósito original de Ruth Handler (criadora da Barbie) em proporcionar a cada menina a oportunidade de sonhar um futuro de realização variado, porém!; paralelamente, instigando (entre várias  reflexões) o facto da  Barbie ter contribuído para transformar a mulher em objecto de consumo, transformando o cuidado-maternal num centro de custo para a sociedade, consequentemente aprofundando a desigualdade entre vencimentos superiores dos homens  versus vencimentos inferiores das mulheres  (#ODS5); iii)   inverter quebra de vendas bonecas Barbie da Mattel (#ODS8)  através de uma abordagem de inovação assente em desafiar o staus quo do estereotipo associado à marca Barbie, via redefinição dos seus valores  e não da inovação física do produto per si   (#ODS9 e #ODS12).

Oppenheimer de Christopher Nolan: produto que resultou da parceria entre Syncopy Inc. (empresa detida por Christopher e Emma Nolan)  e Atlas Entertainment (#ODS17_4PIE) e que contribuiu para i) desafiar o status quo de bem-estar-passivo de observador, sobre eventos de paz/destruição do mundo, despertando a cidadania da responsabilidade individual para decisão de bem comum da humanidade    (#ODS17); ii) promover oportunidades de conhecimento sobre o projecto Manhattan  (#ODS4); promover a inovação da arte da experiência cinematográfica com a utilização de câmaras IMAX (#ODS9); iii) desenvolver autonomia de pensamento critíco sobre eventos passados da humanidade, para questionar (no presente!)  as decisões  políticas assentes no ter de  "destruir-humanidade" como meio para alcançar "a paz-humanidade " (#OSD16 e "#ODS17).  

Competências do Perfil do Aluno à Saída da Escola Obrigatória  trabalhadas[1]:

i. Linguagens e textos; ii. Informação e Comunicação; iii. Pensamento Crítico e Pensamento Criativo; iv. Raciocínio e Resolução de Problemas; vi. Relacionamento Interpessoal;vii. Desenvolvimento Pessoal e Autonomia; viii. Bem-Estar; ix; Sensibilidade Estética e Artística; x. Consciência.  

Competências de Progresso Humano trabalhadas: positividade ("Sou Uma Agência para a PAZ"); genialidade ("Sou uma Agência para a INOVAÇÃO) e responsabilidade ("Sou uma Agência para o EMPREENDEDORISMO).

 [1] Despacho n°6478/2017