Wednesday 17 January 2024

#MyOath4PIE | MY OATH 4PEACE, 4INNOVATION AND 4ENTREPRENEURSHIP | BIGBANG THEORY TO BE

 updated 6.4.2022

NOME DO PROJETO: "MyOath4PIE" - My Oath 4peace, 4Innovation and 4Entrepreneurship; o meu compromisso para com  a Paz (positividade), Inovação (genialidade) e o Empreendedorismo (responsabilidade).

OBJETIVOS:

Direcionar o-aluno-aprendiz para  a anatomia da sustentabilidade do seu desenvolvimento antropológico, cívico, nacional e humanista (Edgar Morin, 2017)  de modo a que seja   autor da construção da sua própria esfera de influência no mundo, fazendo-o percorrer as maiores complexidades e potencialidades da humanidade em  dezassete-passos para a sustentabilidade.  Um exercício que pretende dar a conhecer o ofício hipocrático de saber-diagnosticar as maiores moléstias e potencialidades  da humanidade, para sobre elas agir e assim reparar as  maiores feridas do mundo.  

"(...) Saudai o sol que desponta
Sobre um ridente porvir;
Seja o eco de uma afronta
O sinal do ressurgir.
Raios dessa aurora forte
São como beijos de mãe,
Que nos guardam, nos sustêm,
Contra as injúrias da sorte (...)", A Portuguesa

O aluno aprende, desta forma, a construir a sua própria linha melódica de esfera de influência no mundo exercendo a sua autonomia solidária para com a realização dos grandes valores cívicos da humanidade: a Paz (positividade), a Inovação (genialidade)  e o Empreendedorismo (responsabilidade). 

Efetivamente, ao seguir o traçado do mundo com  as suas próprias mãos o aluno intui da importância (de si para si) de desenvolver a melhor versão de si mesmo no mundo  a referir : i)  influenciar positivamente o mundo com a minha forma positiva de pensar, de falar e de agir (I Am an Agency 4Peace); ii)  aplicar a minha criatividade/genialidade para transformar o-mundo em melhor-mundo (I Am  an Agency 4Innovation) e iii)  assumir responsabilidade pelos problemas do mundo e ter a iniciativa de encontrar soluções para os mesmos (I Am an Agency 4Entrepreneurship).



OPERACIONALIZAÇÃO:

Autor: aluno #MyHubJRC
O exercício consiste em desenhar duas circunferências: i) Circunferência#1 dividida em 17 partes (17 ODS);  ii) Circunferência#2  dividida em três partes, respetivamente Paz (positividade), Inovação (genialidade)  e Empreendedorismo (responsabilidade).  

Durante este percurso iniciático, em que o aluno percorre o desenho do mundo com as suas mãos, o aluno, compreende que para se resolverem as questões complexas do mundo tem de se seguir um caminho diferente do habitual, ou seja, tem de se assumir a forma de pensamento de Gestor  (i.e. Management Thinker Mindset), por isso, o percurso das suas mãos é feito no sentido contrário ao movimento dos ponteiros do relógio. 

Como apologia direta à forma esférica do mundo - o projeto #MyOath4PIE, associa o conceito  de "circunferência"  ao  sentido de construção da  própria esfera-de-influência  do aluno no mundo de modo a que a partir do saber da geometria da forma da circunferência, e  das propriedades do seu espaço, ele possa encontrar     a sua própria noção de centro-de-decisão (como consigo ter uma visão 360° sobre as consequências das minhas decisões?);  de   raio-de-ação (qual o impacto das minhas ações?); de diâmetro-de-influência (até onde posso influenciar os outros?) e  de fronteira-de-ação (quais os meus limites de ação?).

We all work for The-Common-Good  by boosting students' positivity (PEACE), ingenuity (INNOVATION)  towards responsibility and  problem solving (ENTREPRENEURSHIP).