A genialidade de René Magritte desafiou-nos a criar o projeto: "O Surrealismo da sustentabilidade na arte 17 Passos para a Paz (positividade), Inovação (genialidade) e Emprendedorismo (responsabilidade)", para explorar a ideia-arte-surrealista de que as imagens e as palavras nunca servem a função do objeto, mas apenas a sua representação. Na mesma medida, nenhum dos Objectivos de Desenvolvimento e Sustentabilidade (#ODS) é o número, nem o ícone, nem o nome que o identifica, pois essa é apenas a sua representação, já que a sua função só pode ser servida pelo indivíduo ao abraçar a missão humana de ser melhor e, nesse processo, melhorar o mundo à sua volta.
Em uma época em que os indivíduos e as sociedades se regem pela imagem como alimento do ego mundo, o caminho do-objetivo transformou-se numa competição, ditada muitas vezes pela incoerência da disfuncionalidade entre a apropriação da imagem que o-objetivo representa, e a falta de integridade que o-objetivo serve. Neste sentido, tem-se de resgatar esta memória de compromisso entre a imagem-representação de um objetivo e a integridade da sua função, pois o propósito do aluno no mundo é percorrer o caminho do conhecimento e ao o fazer transformar-se em melhor pessoa, para assim cumprir a integridade da sua individualidade e aplicá-la na melhor imagem de representação da Humanidade, porque é neste processo que o aluno vai encontrar o seu tesouro: o lugar onde entrega o seu coração ao serviço da humanidade.
Nesta missão de resgate, fizemos do surrealismo de René Magritte o recurso pedagógico da expressão de contestação da imagem dos padrões estéticos normativos instituídos, conduzindo o aluno a desafiar o status-quo estabelecido em convenções criadas ao ritmo das várias ondas de moda, e assim despertar, no aluno, a consciência para a importância de encontrar, na integridade da sua individualidade, a expressão da sua maior realização humana.
Competências do Perfil do Aluno à Saída da Escola Obrigatória trabalhadas[1]:
i. Linguagens e textos; ii. Informação e Comunicação; iii. Pensamento Crítico e Pensamento Criativo; iv. Raciocínio e Resolução de Problemas: vi. Relacionamento Interpessoal: VII. Desenvolvimento Pessoal e Autonomia; viii. Bem-Estar; ix; Sensibilidade Estética e Artística; x. Consciência.
Competências de Progresso Humano trabalhadas: positividade (I AM An Agency4PEACE); genialidade (I AM AN AGENCY4INNOVATION) e responsabilidade (I AM AN AGENCY 4ENTREPRENEURSHIP).
Obrigada, a todos os alunos #MyHub que se transformaram em guardiões das colmeias de integridade da imagem de representação da Humanidade. Obrigada, a todos os professores que partilham connosco a missão de orientar os alunos para o tesouro da integridade da sua individualidade.
[1] Despacho n°6478/2017