Tuesday 26 September 2023

A GENIALIDADE DE RENÉ MAGRITTE E O SURREALISMO DA SUSTENTABILIDADE NA ARTE 17STEPS4PIE | BIGBANG THEORY 2BE

 





A genialidade de René Magritte, desafiou-nos a criar o  projecto: "O Surrealismo da sustentabilidade na arte 17 Passos para a Paz (positividade), Inovação (genialidade) e Emprendedorismo (responsabilidade),  para  explorar a ideia-arte-surrealista  de que as imagens e as palavras nunca  servem a função do objecto, mas apenas a sua representação. Na mesma medida,   nenhum dos Objectivos de Desenvolvimento e Sustentabilidade (#ODS) é  o número, nem o icon, nem o nome que o identifica, pois essa é apenas a sua representação, já que a sua função só pode ser servida pelo indivíduo, ao abraçar a missão humana de ser melhor e de, nesse processo, melhorar o mundo.

Numa época, em que  os indíviduos e as sociedades se regem pela imagem como alimento do ego  colectivo, o caminho do-objectivo transformou-se numa competição, ditada muitas vezes pela incoerência da disfuncionalidade, entre a apropriação  da imagem, que o-objectivo representa; e a falta de integridade, que serve (exº #greenwashing). 

Neste sentido, tem-se de resgatar, às novas gerações, esta memória de compromisso de integridade entre  imagem-representação  de uma coisa e a integridade da sua função, sem entrar na tendência do paradigma da instrução, i.e. na tendência para  comparar  os alunos uns com os outros, levando-os a crer que um dos propósitos principais  da aprendizagem é a competição em vez do crescimento pessoal (Fernandes, 2006, p. 30)[1]

Na verdade, a tendência da comparação, alimentada entre as novas gerações, no espaço virtual dos social media (e que tanto tem afectado a disfuncionalidade do  desenvolvimento emocional de crianças e de jovens),  nasceu também do paradigma da instrução,  onde a comparação  sobrepõe a representação normativa da classificação à  função da individualidade e da integridade do ser no mundo. Deste modo,  é importante inferir que o aluno não é o número, nem a imagem que o identifica, em uma determinada estatística de representação de avaliação inserida em determinado ecossistema de biologia de turma, de escola, de família, de sociedade, de país, isto é a sua representação, e não a descrição da função do aluno no mundo. 

A função do aluno no mundo é percorrer o caminho do conhecimento e ao o fazer transformar-se numa melhor pessoa, para assim cumprir a sua  individualidade e aplicá-la a melhorar o mundo à sua volta, porque é neste processo que o aluno vai encontrar o seu  tesouro: o lugar onde entrega o seu coração ao serviço da humanidade.

"(...) nós  homens de conhecimento, desconhecemo-nos a nós próprios. há um bom fundamento para que assim seja. nunca nos procurámos....como podia acontecer que um belo dia, nos encontrássemos? com razão se disse: onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração. O nosso tesouro fica onde estão as colmeias do nosso conhecimento[2]."Nietzsche

 

Nesta missão de resgate, fizemos  do surrealismo de René Magritte o recurso  pedagógico  da expressão de tensão e de contestação ao pensamento lógico e aos padrões estéticos normativos, conduzindo  o aluno a desafiar  o status-quo estabelecido em convenções criadas, ao ritmo das várias  ondas da moda; para assim, despertar a sua consciência para a importância de encontrar,  na sua individualidade, a expressão da sua maior realização humana. 


#ODS4: "This Is Not Education." | Autor: #MyHubDAF



Competências do Perfil do Aluno à Saída da Escola Obrigatória  trabalhadas[3]:

i. Linguagens e textos; ii. Informação e Comunicação; iii. Pensamento Crítico e Pensamento Criativo; iv. Raciocínio e Resolução de Problemas; vi. Relacionamento Interpessoal;vii. Desenvolvimento Pessoal e Autonomia; viii. Bem-Estar; ix; Sensibilidade Estética e Artística; x. Consciência.  

Competências de Progresso Humano trabalhadas: positividade ("Sou Uma Agênncia para a PAZ"); genialidade ("Sou uma Agência para a INOVAÇÃO) e responsabilidade ("Sou uma Agência para o EMPREENDEDORISMO).

Obrigada, a todos os  alunos  #MyHub por nos transformarem em guardiões das colmeias do conhecimento humanidade. Obrigada, a todos os professores que partilham connosco a missão de orientar os alunos para o tesouro da sua individualidade.  


[1] Citado em "Autonomia e Flexibilidade Curricular", Ariane Cosme, Porto Editora.
[2] Nietzsche, Para a Genealogia da Moral, Prefácio, 1, Relógio D’Água, 2000.
[3] Despacho n°6478/2017