Tuesday 3 October 2023

O SENTIDO DA EMPATIA E A EXTRAORDINÁRIA IMPORTÂNCIA DE ENSINAR A VER, SENTINDO | BIGBANG THEORY TO BE

1st Published Mar. 2022 | Updated 3.Oct. 2023


Objetivo: Ativar o sentido da empatia do aluno como valência de construção do seu  sentimento de  complexidade humana interpessoal (eu e os outros) e intrapessoal (eu e eu), contribuindo para  o desenvolvimento de um mecanismo metacognitivo interno de auto-regulação, capaz de se sobrepor a  pulsões inerentes à programação da vida humana: violência,  raiva, intolerância, ódio e  destruição; pulsões, estimuladas por    situações  de contrariedade da vida, por confrontos com as incertezas dos tempos e  por  erros de pensamento que apagam a complexidade da ação humana, reduzindo-a à dicotomia: o protagonista versus o antagonista (e.g. o herói vs o anti-herói).
Empathy is without question an important ability.It allows us to tune into how someone else is feeling,or what they might be thinking. Empathy allows us to understand the intentions of others, predict their behavior, and experience an emotion triggered by their emotion. In short, empathy allows us to interact effectively in the social world. It is also the “glue” of the social world, drawing us to help others and stopping us from hurting others." (Simon Boron Cohen e Sally Wheelwright “The Empathy Quotient”, in Journal of Autism and Developmental Disorders, Vol. 34, No. 2, April 2004 ).
Ao ativar o seu sentido-da-empatia, o aluno,  constrói um sentimento de compaixão e de humildade   sobre a complexidade da interação com os outros (interpessoalidade), e consigo mesmo (intrapessoalidade)  compreendendo dedutivamente da importância de ajudar os outros (e não de magoar os-outros); na dimensão em que também compreende da importância de se ajudar (e de não se magoar a si mesmo); porque intui,  ora como observador,  ora como observado  da importância de colar aquilo que nunca se pode separar: a-unidade humana da diversidade humana, no profundo  entendimento de que   a unidade humana é o tesouro da diversidade humana e a diversidade humana é o tesouro da unidade humana (Edgar Morin, 2017).

A empatia é, portanto, uma  importantíssima management soft skill  de-liderança  valorizada em todos os sectores da atividade económica, governativa, cultural, social, computacional,  científica e ambiental, na medida de que  liga o saber intangível das competências inter e intra pessoais; com o saber tangível   das competências técnicas (i.e. hard skills), transformando a diversidade  humana em unidade de  valor diferenciador de um projeto, de um espetáculo, de uma invenção, de uma organização, de um produto, de um serviço, de um mercado, de um livro, de uma sociedade e de uma nação.

Ativar o  sentido da empatia - no aluno, é tomar pelas mãos os valores culturais contemporâneos de transformação inscritos na linguagem simbólica de José  Saramago,  nomeadamente na  sua obra o ensaio sobre a cegueira; como conhecimento cívico a passar às novas gerações para que se evitem  os riscos da-cegueira coletiva derivados do erro da ilusão próprio na sintomatologia: "ver, não vendo" (Saramago,1995). Neste sentido, este projeto ensina o aluno  "a ver, sentindo" (to learn feelingly) algo que só se alcança desenvolvendo a consciência para o-sentido da empatia,  como atributo  intrínseco de colaboração entre o saber objetivo e técnico; e o saber subjetivo e humanista unindo-se  a unidade humana à diversidade humana, e contribuindo-se  para o desenvolvimento de  sociedades futuras que vendo, sentem a paz, a inclusão e a equidade como valores de sustentabilidade para o desenvolvimento do progresso, face  à cegueira destrutiva do conflito, da exploração e da desigualdade.

A empatia é, neste projeto, entendida como um sentido sensorial humano, a desenvolver, ligado à capacidade de-sentir aquilo que os outros sentem, não podendo nunca ser dissociada da-mente, da qual depende a consciência e os sentimentos (A.Damásio, 2017). Desta forma, o objetivo último é "susciter une tête bien faite." (E.Morin,  1999)


FAQ: Como é que Principia HumanitatisORG consegue compreender se o aluno alcançou os objetivos definidos para cada  projeto? 

Todos os programas curriculares (e.g. #MyHub e #MyAvatar), desenvolvidos por Principia Humanitatis.ORG, incorporam a metodologia -  learning for evidence, em que a-evidência é  aquilo que dispensa de prova e é índice de si. Deste modo, a evidência é produzida pelo trabalho do aluno.

No programa #MyHUb, o aluno #MyHubJPP, no projeto #OmeuSentidoDaEmpatia, desenvolveu o seguinte trabalho:



"Construir"= reunir e dispor metodicamente as partes de um todo. "Riqueza"= abundância, prosperidade.

O aluno ao ligar  "a-ação" (inerente à utilização do verbo construir) ao designativo da riqueza mostrou  que a prosperidade não está dependente de condicionantes externas, mas da qualidade interna  aplicada à construção da sua mente (i.e. o esforço individual de-construção da cabeça de cada um). O aluno #MyHubJPP, de uma forma extraordinária!, conseguiu ativar o seu sentido da empatia para colar  a  sua experiência transdisciplinar (biográfica + académica), com a  diversidade do seu pensamento complexo e criar  conhecimento (i.e."a solução para o problema") sobre um tema humano transdisciplinar, na sua essência: a realidade do sofrimento, abandono e pobreza das crianças no mundo.

FAQ: Como funciona a dinâmica de colaboração  com o(a) professor(a) na sala de aula? 

Principia Humanitatis.ORG, nutre um respeito imenso pelo património de saber do(a) professor(a) e pela sua autoridade na sala de aula. Neste projeto, #OMeuSentidoDaEmpatia, as professoras  de Cidadania acompanharam os alunos, das respetivas turmas, e desenvolveram os seus próprios trabalhos  sobre o tema proposto em  sala de aula ao lado dos alunos: um ato de perfeita simbiose humana entre quem ensina e quem aprende que enriqueceu muito a experiência transdisciplinar do conhecimento dos alunos porque vendo, sentiram a empatia de quem ensina, cuida e transforma o sentimento-do-aprender .


Autora: professora de Português e de Cidadania Ana Mafalda Oliveira | Projeto #MyHub: O Meu Sentido da Empatia


Colour ✏️ + 1 White Sheet 📄 + Empathy 🌎❤️ = Progress Towards Meritocracy

We work for a common project: #DoGood4TheCommonGood by boosting students' positivity (PEACE), ingenuity (INNOVATION) and responsibility towards problem solving (ENTREPRENEURSHIP).