WHEN MY COMPETITIVE ADVANTAGE IS "MY (META)IMAGINATION" I OWN THE POWER OF CREATIVITY AND I'M ABLE TO TRANSFORM THE WORLD, INTO A BETTER WORLD.
updated 29.09.2021 | updated 02.11.2021 | 28.09.2023
O programa #MyHub17Steps, envolve a criação de uma incubadora de ideias, em mood-hub, onde os alunos enriquecem a sua estrutura de desenvolvimento metacognitivo pela apropriação de métodos de gestão que vão poder aplicar nos diferentes estágios do seu desenvolvimento holístico - "from imagination to transformation". Isto é conseguido através da implementação de projetos de gestão orientados para os 17 Objectivos de Desenvolvimento Sustentável.
O aluno assume, deste modo, a substância da-imaginação como matéria-prima da sua vantagem-competitiva de cooperação no mundo, ou seja, como uma das grandes forças porterianas e como factor potenciador do seu sentimento de produção de conhecimento para o bem-comum das pessoas e dos recursos naturais do planeta .
![]() |
O aluno assume, deste modo, a substância da-imaginação como matéria-prima da sua vantagem-competitiva de cooperação no mundo, ou seja, como uma das grandes forças porterianas e como factor potenciador do seu sentimento de produção de conhecimento para o bem-comum das pessoas e dos recursos naturais do planeta .
A imaginação, é uma fonte inesgotável da criatividade humana, que sobeja em todos os alunos, e que tem um custo inerente de aquisição nulo, já que todos os seres humanos nascem dotados de imaginação, sendo, portanto! uma das mais poderosas ferramentas de desenvolvimento i) inclusivo; ii) de diferenciação; iii) de diversidade humana; iv) de auto-estima e v) de evolução da cultura humana.
Neste sentido, a imaginação tem de ser alvo de consciencialização (awareness) e de esforço de trabalho , de modo a não ser cristalizada, nem calcificada, nem mal usada, sob pena de limitar o potencial de realização futuro do aluno, de prejudicar o bem comum e de condenar à extinção três das melhores qualidades civilizacionais: a positividade (I am an Agency4Peace) , a genialidade (I am an agency 4Innovation) e a responsabilidade (I am an Agency4Entrepreneurship).
![]() |
DL 54/2018 e os 17 Passos Para a Sustentabilidade |
Os projetos dos alunos #MyHub17Steps são avaliados sob a perspetiva da gamificação (Desafios = ProduçãoDeConhecimento = Recompensa) assente na orientação 4PIE, i.e. na orientação para a positividade (PAZ), genialidade (INOVAÇÃO) e responsabilidade (EMPREENDEDORISMO).
Assim, a avaliação é traduzida na entrega de pontos. Os pontos do programa #MyHUB17Steps são entregues numa moeda digital chamada "PIECOIN" (ler 𝞹coin) - uma moeda digital com orientação "4PIE", (4Pi) i.e. com orientação para a Paz (positividade), para a Inovação (genialidade) e para o Empreendedorismo (responsabilidade).
FAQ: Porque é que o #ProgramaMyHub entrega os pontos numa moeda digital "PIECOIN" e qual a sua associação ao número Pi (𝞹) ?
Estamos a caminhar para uma nova economia digital descentralizada e consideramos ser importante orientar as novas gerações (que serão os líderes desta economia) para os grandes valores cívicos da humanidade: a-Paz (influenciar positivamente os-outros com a minha forma positiva de pensar e de agir), a-Inovação ( aplicar a genialidade das minhas ideias para o bem comum das pessoas e dos recursos naturais do planeta) e o-Empreendedorismo (assumir responsabilidade pelos problemas do mundo e tomar a iniciativa de criar soluções para os mesmos).
A associação ao número Pi (𝞹), incorpora a aplicação da "Lei de Pi" criada como regra de integridade #MyHub17Steps: "não me interessa ser o maior, mas o melhor! na forma consistente (constante Pi=3) como utilizo os atributos da positividade (Paz), da genialidade (Inovação) e da responsabilidade (Empreendedorismo), para criar valor para o bem-comum e assim conseguir transformar o mundo, em melhor-mundo.
FAQ: Como é que Principia HumanitatisORG consegue compreender se o aluno alcançou os objetivos definidos para cada projeto?
Todos os programas curriculares (e.g. #MyHub e #MyAvatar), desenvolvidos por Principia Humanitatis.ORG, incorporam a metodologia - learning for evidence - em que a-evidência é aquilo que dispensa de prova e é índice de si. Desta forma, a-evidência é produzida de projeto em projeto, pelo trabalho do aluno, na medida do protagonismo da sua positividade (I am an Agency4Peace), da sua genialidade (I am an Agency4Innovation) e da sua responsabilidade (I am an Agency4Entrepreneurship) aplicada à transformação da coregrafia-mundo, em melhor-coreografia-mundo.
At #MyHub17Steps we work for The-Common-Good, by boosting students' positivity, ingenuity and responsibility towards goodness making.