Wednesday 13 July 2022

A MALDIÇÃO DA BARRIGA CHEIA QUE CONDENA PORTUGAL A UM SONO PROFUNDO | RETHINKING SUSTAINABLE GOALS

SÉRIE - RETHINKING SUSTAINABLE DEVELOPMENT GOALS
time-reading-barometer | 2 minutes 44 seconds | 547 words | reshaped
17steps@principiahumanitatis.org
alberto da ponte d’andrade era casado. médico de profissão. tinha dois filhos. o alberto tinha saído um pouco mais cedo do hospital para comprar um pequeno televisor para a mulher que fazia anos. o alberto queria fazer a surpresa do presente à maria. surpresa que à semelhança das surpresas anteriores trazia sempre água no bico. o alberto tinha por hábito transformar em seus os presentes que comprava para a mulher. assim  tinha acontecido quando lhe ofereceu uma viagem ao mónaco para poder  assistir ao jogo do benfica. ou quando lhe tinha  oferecido um telemóvel de última geração sabendo  que ela não o iria conseguir  usar. ou quando lhe  ofereceu um carro descapotável que passou  a ser ele a conduzir  porque dizia  não conseguir suportar o ciúme. a maria ficou surpreendida com o pequeno televisor porque não era bem o presente que tinha desejado.  o alberto argumentou  ter comprado aquele televisor especialmente para ela porque não a gostava de a ver sozinha na cozinha a pensar.  a maria  passava efetivamente muito tempo sozinha na cozinha com os seus pensamentos. pensamentos que a  televisão servia para afastar.   o alberto dizia que à maria que ela  não podia pensar tanto. a maria ficou emocionada pela forma como o alberto a conhecia tão bem.  a maria tinha cozinhado carne assada regada com vinho do porto. acompanhada com batata assada salpicada com flor de sal e rosmaninho. o cheiro antecipava o sabor da memória que iria certamente ficar.  a maria serviu o jantar de  aniversário na cozinha para estrear o presente  com o olhar da família já sobre a televisão. o noticiário da noite abria com a história de mais um bebé recém nascido abandonado na rua. bebés recém nascidos abandonados no lixo que cresciam como cogumelos. cogumelos que não cresciam porque não haviam árvores.  árvores que desapareciam  aos montes entre o fumo dos incêndios. incêndios que pediam água. água que não havia por causa da seca. seca que provocava sede. sede que aumentava as desgraças. desgraças que vinham sempre em ondas cada vez maiores. a amélia pousou os talheres.  apesar da maria ser enfermeira (e de  ter presenciado muita coisa feia ao longo da vida) ficou surpresa com a indiferença do marido e dos filhos  que continuavam a empurrar a comida com o olhar preso às imagens  horrendas que vinham  da televisão. a maria por segundos  ponderou qual seria a imagem mais pérfida: a que assistia na televisão ou a que assistia à mesa. desconforto que a maria sentiu estar  a dar demasiada importância  afinal estava a pensar em demasia . intervalo . hora do bolo de aniversário.  hora do entretenimento passado pela programação-televisão. programação-televisão que  provocava perda de paladar. perda de olfato e perda de pensamento. sintomas tapados com  sobremesa que enchia a barriga. barriga cheia que provocava sono. 

#ODS1+#ODS2+#ODS3+#ODS4+#ODS5+#ODS6+#ODS7#ODS8 #ODS9 #ODS10 #ODS11  #ODS12 + #ODS13 + #ODS14 + #ODS15 + #ODS16 + #ODS17  PEDIMOS DESCULPA ÀS NOVAS GERAÇÕES  PELA MALDIÇÃO DA BARRIGA CHEIA QUE ESTÁ A CONDENAR PORTUGAL A UM SONO PROFUNDO. 

ODS = Objetivo de Desenvolvimento Sustentável = SDG = Sustainable Development Goals (17Steps4Sustainability).1.Inequality in the world: local management of common pool resources  (sdg1, sdg2,  sdg14 and sdg15); 2.Industrial and Technological development driven towards the common good: well-being is as important as  health-being (sdg3); 3. Learning Good4CitizenshipDevelopment  towards peace, innovation and entrepreneurship: imagination as a competitive human advantage factor for inclusion and diversity incorporation  (sdg4); 4. Equal opportunities: no prejudices nor bias  (sdg5); 5. Global Water Management 4Peace, 4Innovation and 4Entrepreneurship (sdg6 and sdg14); 6. Energy transformation towards the common good: well-being and  democratizing access (sdg1,  sdg3, sdg7, sdg10, sdg11, sdg13, sdg14, sdg15 and sdg16); 7. Industry 4.0: industrial and technological transformation4PIE (sdg 8, sdg9, sdg10 and sdg17); 8. Globalization processes  driven 4PIE (sdg1, sdg9, sdg12, sdg16 and sdg17) ; 9. AI Governance  under the axiomatic Law of Pi4PIE (sdg1, sdg8, sdg16 and sdg17)