Friday 12 July 2024

A MALDIÇÃO DA TELEVISÃO QUE CONDENA PORTUGAL A UM SONO MORBOSO | RETHINKING SUSTAINABLE GOALS

SÉRIE - RETHINKING SUSTAINABLE DEVELOPMENT GOALS
time-reading-barometer | 2 minutes 44 seconds | 547 words | reshaped
17steps@principiahumanitatis.org
alberto da ponte d’andrade era casado. médico de profissão. tinha dois filhos. o alberto tinha saído um pouco mais cedo do hospital para comprar um pequeno televisor para a mulher que fazia anos. o alberto queria fazer a surpresa do presente à amélia. surpresa que à semelhança das surpresas anteriores trazia sempre água no bico. o alberto tinha por hábito transformar em seus os presentes que comprava para a  mulher. assim  tinha acontecido quando lhe ofereceu uma viagem ao mónaco para poder  assistir ao jogo do benfica. ou quando lhe tinha  oferecido um telemóvel de última geração sabendo  que ela não o iria conseguir  usar. ou quando lhe  ofereceu um carro descapotável que passou  a ser ele a conduzir  porque dizia  não conseguir suportar o ciúme. a amélia ficou surpreendida com o pequeno televisor porque não era bem o presente que tinha desejado.  o alberto argumentou  ter comprado o televisor especialmente para a amélia porque não  gostava de a ver sozinha na cozinha.  a amélia  passava  muito tempo sozinha na cozinha a cozinhar os seus pensamentos. pensamentos que a  televisão servia para afastar tal como a canção do dedal  afastava a agulha.   o alberto dizia que a amélia não podia pensar tanto. a amélia  ficava sempre emocionada pela razão do alberto.  a amélia tinha cozinhado carne assada regada com vinho do porto acompanhada com batata assada. batata assada salpicada com flor de sal e rosmaninho. o cheiro antecipava o sabor da memória que iria ficar.  a amélia serviu o jantar de  aniversário na cozinha para estrear o presente  com o olhar da família  sobre a televisão. o noticiário da noite abria com a história de mais um bebé recém nascido abandonado na rua. bebés recém nascidos abandonados no lixo que  a televisão mostrava aparecerem  como cogumelos. cogumelos que não cresciam porque não haviam árvores.  árvores que desapareciam  aos montes entre o nevoeiro que esperava por d. sebastião. nevoeiro que escondia o inferno  que comia tudo. inferno que pedia água. água que não havia por causa da seca. seca que provocava sede. sede que aumentava as desgraças. desgraças que vinham sempre em ondas grandes. a amélia pousou os talheres.  apesar da amélia ser enfermeira (e de  ter visto muita coisa feia ao longo da vida) ficou surpresa com a indiferença do marido e dos filhos  que continuavam a empurrar a comida com o olhar preso à televisão. a amélia por segundos  ponderou qual seria a imagem mais pérfida: a que assistia na televisão ou a que assistia à mesa? desconforto que a amélia sentiu estar  a dar demasiada importância,  afinal! estava a pensar em demasia. azia mental que pedia intervalo publicitário. distração que abriu a  hora do bolo de aniversário.  hora do entretenimento passado em programas da televisão. programas da televisão que  provocavam perda de paladar. perda de olfato e perda de cognição. sintomas tapados com  bolo. bolo  que enchia a barriga. barriga cheia que provocava sono. 

#ODS1+#ODS2+#ODS3+#ODS4+#ODS5+#ODS6+#ODS7#ODS8 #ODS9 #ODS10 #ODS11  #ODS12 + #ODS13 + #ODS14 + #ODS15 + #ODS16 + #ODS17  PEDIMOS DESCULPA ÀS NOVAS GERAÇÕES  PELA MALDIÇÃO DA TELEVISÃO QUE  CONDENA QUEM A COME A UM SONO MORBOSO. 

ODS = Objetivo de Desenvolvimento Sustentável = SDG = Sustainable Development Goals (17Steps4Sustainability).1.Inequality in the world: local management of common pool resources  (sdg1, sdg2,  sdg14 and sdg15); 2.Industrial and Technological development driven towards the common good: well-being is as important as  health-being (sdg3); 3. Learning Good4CitizenshipDevelopment  towards peace, innovation and entrepreneurship: imagination as a competitive human advantage factor for inclusion and diversity incorporation  (sdg4); 4. Equal opportunities: no prejudices nor bias  (sdg5); 5. Global Water Management 4Peace, 4Innovation and 4Entrepreneurship (sdg6 and sdg14); 6. Energy transformation towards the common good: well-being and  democratizing access (sdg1,  sdg3, sdg7, sdg10, sdg11, sdg13, sdg14, sdg15 and sdg16); 7. Industry 4.0: industrial and technological transformation4PIE (sdg 8, sdg9, sdg10 and sdg17); 8. Globalization processes  driven 4PIE (sdg1, sdg9, sdg12, sdg16 and sdg17) ; 9. AI Governance  under the axiomatic Law of Pi4PIE (sdg1, sdg8, sdg16 and sdg17)