SÉRIE - RETHINKING SUSTAINABLE DEVELOPMENT GOALS
time-reading-barometer | 1 minute 45 seconds | 350 words | updated 8june22
17steps@principiahumanitatis.org |
abri uma garrafa de vinho cor ruby. na garrafa estava gravado - 1945. esta garrafa esteve guardada por vários anos. 1945 foi o ano da primeira colheita do pós segunda grande guerra. um ano de sabor intenso mas seco. 1945 aconteceu ser um verão muito quente que fez antecipar as vindimas [1]. deito o vinho num copo. levanto o copo à altura dos meus olhos. sinto a intensidade dos primeiros aromas que me arrebatam o equilíbrio. molho os lábios. de imediato sinto a grandeza do corpo do vinho a percorrer o o meu corpo. um arrepio gelado atravessa o meu coração. sinto o cheiro do enxofre que amaldiçoou a terra que fertilizou o vinho. sinto a sabedoria ácida das mãos de quem a arte da uva trabalhou. sinto o suor do sofrimento de quem as uvas colheu. sinto o doce da incerteza que amadureceu as bagas verdes e as transformou em gemas de enorme valor. este vinho tem a acidez da crueldade e o doce imperecível da compaixão. sinto o sabor da aflição dos tempos vividos. sinto o sabor seco dos gritos da vitória. sinto o sabor adstringente da derrota. consigo ouvir as rezas de quem largou a fé. consigo ouvir as lágrimas de quem se deixou apanhar pelos restos da glória. consigo sentir a vacilação da voz de quem comandou. consigo sentir a bravura de quem resistiu. consigo sentir a alegria do reencontro no vazio do desespero de quem não se encontrou. imagens correm pelos meus olhos: destruição. sofrimento. humilhação. fim. início. vergonha. rendição. alegria. dor. tristeza. regresso. encontro. desencontro. amor. ódio. sinto o sabor acre da maldade que amputou a anatomia do corpo humanidade. sinto o sabor das feridas da alvorada do dia que marcou a esperança humanidade. beber vinho é descodificar a fórmula matemática do sabor das uvas da videira humanidade para não repetir o sabor da história-mundo. o vinho tem por mãe a terra e por pai o sol. o vinho é regado pelas lágrimas do céu. adocicado pelas marés da lua e pisado pelos pés dos homens. o vinho é filho da videira incerta das uvas mundo. o vinho ganha corpo sob os olhos da complexidade-humanidade para morrer beijado por ela. o vinho é a ode que a terra canta à humanidade não para a prostrar sob a volúpia da sua eterna ilusão, mas para a transformar em centelha de evolução-melhor-humanidade.
[1] Instituto do Vinho do Douro e do Porto
#ODS1 + #ODS2 + #ODS3 + #ODS4 + #ODS5 + #ODS6 + #ODS7 + #ODS8 + #ODS9 + #ODS10 + #ODS11 + #ODS12 + #ODS13 + #ODS14 + #ODS15 + #ODS16 + #ODS17 OBRIGADA, À ARTE DA VIDEIRA, POR ESCREVER NAS UVAS HUMANIDADE MEMÓRIAS DOS ERROS-MUNDO EM SABOR DE BOCA A NÃO REPETIR.
ODS = Objetivo de Desenvolvimento Sustentável = SDG = Sustainable Development Goals (17Steps4Sustainability).1.Inequality in the world: local management of common pool resources (sdg1, sdg2, sdg14 and sdg15); 2.Industrial and Technological development driven towards the common good: well-being is as important as health-being (sdg3); 3. Learning Good4CitizenshipDevelopment towards peace, innovation and entrepreneurship: imagination as a competitive human advantage factor for inclusion and diversity incorporation (sdg4); 4. Equal opportunities: no prejudices nor bias (sdg5); 5. Global Water Management 4Peace, 4Innovation and 4Entrepreneurship (sdg6 and sdg14); 6. Energy transformation towards the common good: well-being and democratizing access (sdg1, sdg3, sdg7, sdg10, sdg11, sdg13, sdg14, sdg15 and sdg16); 7. Industry 4.0: industrial and technological transformation4PIE (sdg 8, sdg9, sdg10 and sdg17); 8. Globalization processes driven 4PIE (sdg1, sdg9, sdg12, sdg16 and sdg17) ; 9. AI Governance under the axiomatic Law of Pi4PIE (sdg1, sdg8, sdg16 and sdg17).