Thursday 10 November 2022

A LITERACIA DOS MEDIA | ANÁLISE DA ÚLTIMA CAMPANHA GALP "PENSAR FORA DO CARRO" | PROGRAMA #MyHub17Steps


Numa das últimas aulas do programa #MyHub, sob o tema "Building a Mindset 4PIE", i.e. construir uma mentalidade para a Paz (positividade), Inovação (genialidade) e Empreendedorismo (responsabilidade), analisou-se o filme publicitário da Galp com o tema "Sai fora do Carro".

Sobre o filme publicitário a Galp explica:

Esta campanha, “Pensar Fora do Carro”, assume um tom humorístico e irreverente e conta com um filme de 45 segundos e dois de 20 segundos que retratam a presença diária e a oferta 360º da Galp na vida dos seus clientes, nos mais variados cenários: não só no carro, mas também no supermercado, no telemóvel, na cozinha, na sala e até na casa de banho.

Antes de se vizualizar o filme, colocámos a questão em aula: "conhecem a marca Galp?". Todos os alunos reconheceram no imediato a marca e identificaram a Galp como a marca "das bombas de gasolina" e "do gás", comprovando-se a notoriedade da marca como marca de "combustível/gás", compreendendo-se assim,  da necessidade da Galp em comunicar que é mais do que fornecedora de combustíveis fósseis,  para se reposicionar como   marca que acompanha os clientes na sustentabilidade climática e nas suas variadas  necessidades  diárias. Este ponto foi compreendido pelos alunos, sobretudo no reconhecimento do papel importante que as campanhas de  publicidade têm como meio de comunicação/interação  entre as empresas, e os seus consumidores e/ou clientes.

Metodologia:

Primeiro Passo: visualizar o filme, sem qualquer interrupção. No fim, perguntou-se: "então qual a vossa opinião sobre o filme?" A primeira reacção foi no geral neutra, observando-se  alguma dificuldade em compreender os objectivos gerais comunicados pela Galp, e na incapacidade de gerar  laços emocionais com a marca. Ou seja, o filme não foi capaz de despertar um sentimento de empatia com  a marca, talvez porque o filme tenha sido concebido para, no observador, provocar alguma  irritação: "quem disser que isto é só uma limpeza de imagem, pode sempre ir dar banho ao cão".

Segundo Passo:   efectuar "o freeze" das seguintes imagens e analisar a mensagem implícita: 


Perguntou-se se consideravam "normal" uma família tomar banho   ou  ir à casa de banho em conjunto, já que o filme mostrava o pai, a mãe, os filhos adolescentes e a avó a tomarem banho em conjunto; assim como mostrava a família toda junta sentada à sanita na casa-de-banho. A resposta foi unânime: "não é normal partilhar com a mãe, nem com o pai, nem com a avó  tempos-de-duche nem  tempos-de-casa-de-banho aquando da  satisfação de necessidades fisiológicas ".

É importante notar que os alunos só activaram o seu sentido crítico quando as imagens foram alvo de uma análise direcionada, facto que também se   aferiu na apatia da sociedade, face a esta campanha  com enorme cobertura mediática,  nomeadamente no que se refere à responsabilidade ética e moral da mensagem subliminar passada e do seu impacto  nas crianças e nos jovens.

Terceiro Passo: Preencher o mapa  Score4PIE:

1. Cotação negativa, no atributo da paz, porque a Galp não conseguiu "pensar nem agir de forma positiva", impactando negativamente valores éticos e morais de sustentabilidade do comportamento humano, na medida de que a Galp não teve a sensibilidade de realizar que podia estar  a normalizar comportamentos abusivas, nomeadamente de abuso sexual (a crianças e jovens) no seio familiar;

2. Apresentou uma cotação negativa, no atributo da inovação, pela forma negativa como não conseguiu utilizar a sua genialidade para criar  uma ideia inovadora direccionada para a construção de valores para o bem-comum da sociedade;

3. Apresentou uma cotação negativa no atributo do empreendedorismo, porque  i) não conseguiu explicar o valor acrescentado da marca, como fornecedora de energias renováveis e de outros serviços;  e ii) não assumiu a iniciativa de apresentar uma solução concreta para resolver  impactos negativos do incremento dos preços de fornecimento de Energia.

Conclusão: a "irreverência" e o "humor", quando direcionados para a construção de humanidade, conseguem potenciar a arquitectura da paz, da inovação e do empreendedorismo, no entanto! também facilmente os podem destruir, se mal-orientados!! sendo  esta também uma valiosa lição para as gerações mais novas que têm de compreender que a "irreverência", sendo um extraordinário atributo,  necessita  de ser orientada 4PIE, no sentido de ser capaz de transformar a humanidade, sempre em melhor-humanidade.

A Galp, tem uma responsabilidade social, ética e moral que neste anúncio infelizmente não assumiu. Deste modo, quando se  preenche a literacia para os media, é importante  ensinar as novas gerações  a avaliar se as mensagens publicitárias transmitidas  respeitam,  ética e moralmente, os valores civilizacionais já conquistados pela humanidade, valores que dentro do coração #MyHub17Steps se escrevem 4PIE (4Pi), aka    valores para a paz (positividade),  inovação (genialidade) e  empreendedorismo (responsabilidade).