Monday, 7 February 2022

A PROVA | RETHINKING SUSTAINABLE GOALS

SÉRIE - RETHINKING SUSTAINABLE DEVELOPMENT GOALS
time-reading-barometer | 2 minutes 4 seconds | 414  words 

17Steps@principiahumanitatis.org
este vinho foi vertido de uma garrafa  guardada pelo mundo durante anos. garrafa que escrevia: "Colheita Seleccionada 1945". exemplar da primeira colheita do pós segunda grande guerra mundial. a humanidade levanta a taça de vinho à altura dos  olhos. inclina a taça e volta a colocá-la na posição normal. lágrimas  de vinho correm assustadas pela parede da taça-mundo. a humanidade molha os lábios e sente a complexidade dos aromas a banhar-lhe o palato e  é arrebatada por uma sensação de boca que lhe tira o equilíbrio. a humanidade tenta  contrariar a intensidade dos aromas do vinho afastando a taça e inspirando um pouco de ar. um arrepio gelado atravessa o coração da humanidade.  uma lufada de oxigénio abre os aromas do vinho  que teimavam em permanecer fechados. a humanidade é transportada para os cheiros da terra que fertilizaram a colheita do ano 1945 e sente a dor  de quem trabalhou as uvas. sente o cheiro a suor de quem as colheu. sente as feridas abertas de quem a vida perdeu. sente a incerteza da alquimia do sol  que amadureceu as bagas verdes da fé. a humanidade fecha os olhos e no silêncio distingue a acidez da crueldade do doce suave da paz e mastiga o vinho.  os taninos são forçados a revelar o sabor da-maldade. a humanidade sente então  o sabor seco da vitória e o sabor adstringente da derrota. ouve os gritos de quem fugiu. sente o sal das lágrimas de quem sofreu. sente  o sabor da dúvida de quem sobreviveu. o corpo-humanidade  funde-se então com o corpo do vinho. imagens correm pelas paredes da taça-mundo. destruição. sofrimento. compaixão. humilhação. fome. pobreza. destruição. rendição.   reencontro.injustiça. dor. desencontro. amor. ilusão. ódio. vingança. paz. a humanidade bebe um pouco de água para neutralizar o palato mas não consegue apagar o fim de boca acre da-maldade que sempre escreveu a história do mundo. não consegue apagar  a dor da fermentação que transformou o mosto da humanidade em memórias de tamanha crueldade. o mundo não pode continuar a vinificar a maldade como produto das uvas da humanidade

#ODS1 + #ODS2 + #ODS3 + #ODS#4 + #ODS5 + #ODS 6 + #ODS7 + #ODS8 + #ODS9 + #ODS10 + #ODS11 + #ODS12 +#ODS13 + #ODS14 + #ODS15 #ODS16 + #ODS17 PEDIMOS DESCULPA PELA MALDADE-MUNDO CONTINUAR A SER  ENGARRAFADA COM RÓTULO  "CRISE SELECCIONADA".

DS = Objetivo de Desenvolvimento Sustentável = SDG = Sustainable Development Goals (17Steps4Sustainability).1.Inequality in the world: local management of common pool resources  (sdg1, sdg2,  sdg14 and sdg15); 2.Industrial and Technological development driven towards the common good: well-being is as important as  health-being (sdg3); 3. Learning Good4CitizenshipDevelopment  towards peace, innovation and entrepreneurship: imagination as a competitive human advantage factor for inclusion and diversity incorporation  (sdg4); 4. Equal opportunities: no prejudices nor bias  (sdg5); 5. Global Water Management 4Peace, 4Innovation and 4Entrepreneurship (sdg6 and sdg14); 6. Energy transformation towards the common good: well-being and  democratizing access (sdg1,  sdg3, sdg7, sdg10, sdg11, sdg13, sdg14, sdg15 and sdg16); 7. Industry 4.0: industrial and technological transformation4PIE (sdg 8, sdg9, sdg10 and sdg17); 8. Globalization processes  driven 4PIE (sdg1, sdg9, sdg12, sdg16 and sdg17) ; 9. AI Governance  under the axiomatic Law of Pi4PIE (sdg1, sdg8, sdg16 and sdg17).