SÉRIE - RETHINKING SUSTAINABLE DEVELOPMENT GOALS
time-reading | 2 minuteS 3 seconds | 411 words
nos tempos da roma antiga a lei regulava mater semper certa est no sentido de que havia sempre a certeza de quem era a-mãe. e pater semper incertus est no sentido de que não havia a certeza de quem era o-pai. a lei mater semper certa est foi nos tempos atuais confirmada pela ciência e tomou o nome de Eva-mitocondrial. afinal! a humanidade sempre teve mãe. porém. o sentido mater continua a ser um conceito anacrónico sujeito a permanentes correções políticas. jurídicas e científicas. as crianças-mundo ficaram assim órfãs de mãe porque lhes foi retirado o direito certo ao cuidado-mater. o cuidado-mater passou a ser um centro de custo para o mundo. a política. a jurisprudência e a ciência reduziram mater à problemática da heterologia da genética nomeando sob manu pater familias o poder patria potestas (1) a decidir da vida e da morte sobre tudo e sobre todos. hoje a humanidade perdeu o sentido-mater e são demasiadas as crianças despidas do cuidado-mãe. também o planeta Terra ficou orfão de mãe há muito. ser-mãe pertence ao patrimônio tangível do coração humanidade porque a essência do-cuidar faz parte do sentido mater semper certa est. ser-mater pertence portanto ao património saber-cuidar da humanidade-mundo. e não existe maior conceito-heritage do que o legado cuidar-mundo. legado que o poder patria potestas famílias não pode continuar a anular pois não há nada pior para o futuro-mundo do que ser governado sob manu-pater-famílias. a humanidade tem de resgatar o cuidado-mater e o elevar a patrimônio cultural e tangível da humanidade para que se conserve no coração do oceano-mundo o saber-cuidar semper mater est para fazer-crescer sempre melhor-mundo.
#ODS1 + #ODS2 + #ODS3 + #ODS#4 + #ODS5 + #ODS 6 + #ODS7 + #ODS8 + #ODS9 + #ODS10 + #ODS11 + #ODS12 +#ODS13 + #ODS14 + #ODS15 #ODS16 + #ODS17 PEDIMOS DESCULPA, A TODAS AS CRIANÇAS A QUEM LHES É NEGADO O CUIDADO SEMPER CERTO EST MATER-HUMANIDADE.
1) PATRIA POTESTAS: the power of the head of a Roman family over his wife, children, agnatic descendants, slaves, and freedmen, including originally the right to punish by death and always embracing complete control over the limited personal and private rights and duties of all members of the family. Source: https://www.britannica.com/topic/patria-potestas .