Thursday 9 September 2021

A IMPORTÂNCIA DE APRENDER A SER-VÁRIO | PROGRAMA #MyAvatar | BIGBANG THEORY TO BE

1st published May 2019 | Updated 14.April.2021


Projeto: O aluno Mundo | Programa #MyAvatar


Autor: #planeta06072008 | #MyAvatar 2018/2019
Objectivo:
Desenvolver  um modelo cosmológico de diversidade cultural humana, como registo biográfico  (identidade + pessoalidade criativa) de renaissance student (Aluno Mundo), envolvendo o aluno num ambiente imagético de jogo  onde no momento “login”, o aluno, tem de criar o seu planeta,  utilizando três super-poderes: i) O super-poder da PAZ – “o super-poder que permite influenciar positivamente os outros com a minha forma positiva de pensar e de agir"; ii) O super-poder da INOVAÇÃO – “o super poder que permite aplicar as minhas ideias para criar conhecimento novo para o bem comum das pessoas e dos recursos naturais do planeta” e iii) o super-poder do EMPREENDEDORISMO – “o super-poder que  permite assumir responsabilidade pelos problemas do mundo e criar soluções para os resolver”.

Ao criar o seu planeta - o aluno, desenvolve o conceito de diversidade biográfica, i.e.,   a consciência de que é vário, tal como o Professor Agostinho da Silva tão eloquentemente falava e  escrevia: "O Português precisa de tomar consciência de que é vário. Porque se ele percorrer os seus grandes homens, todos eles se apresentam como uma variedade enorme. É o Camões, é o António Vieira, e é aquele que vem dar a chave mais cómoda das coisas e que se chamou Fernando Pessoa. O Fernando Pessoa ousou ser vários; e para pôr isso bem claro aos olhos dos portugueses é que ele usou vários nomes." Efetivamente, o aluno, ao criar o seu sentido cultural  vário do mundo desenvolve, por evidência indutiva da constatação, o seu próprio sentimento cultural de diversidade biográfica (o meu planeta é único), face à diversidade que sente e observa no-outro (o planeta do meu colega também é único) .

Autor: #Planeta13082008 | #MyAvatar2018/2019
Desta forma, pretende-se desenvolver  a cosmologia da diversidade cultural humana como património de construção do aluno que ao valorizar  o sentido-da-diversidade, na construção da sua própria cultura biográfica,  constrói, dentro de si, um entendimento colaborativo, adaptativo e resiliente sobre a diversidade do mundo que o rodeia, contribuindo-se  para uma visão iluminada sobre importância de alcançar as competências implícitas e explícitas  do “Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória” (despacho nº6478/2017) a referir: i) Linguagens e Textos; ii) informação e comunicação; iii) Pensamento Crítico e Pensamento Criativo; iv) Raciocínio e Resolução de Problemas; v) Saber Científico, Técnico e Tecnológico; vi) Relacionamento Interpessoal; vii) Desenvolvimento Pessoal e Autonomia; viii) Bem Estar, Saúde e Ambiente; ix) Sensibilidade Estética e Artística; x) Consciência e Domínio do Corpo.


Operacionalização:

  • Estabelecer que cada aluno identifica o seu planeta pela data do seu nascimento, respeitando a nomenclatura #planetaDDMMAAAA. Este simples exercício pretende demonstrar que o aluno tem, desde o dia do seu nascimento, um papel ativo na construção do seu património biográfico, contribuindo-se, deste modo, para a valorização dos conhecimentos informais apreendidos ao longo de um percurso de aprendizagem pessoal, matizado por experiências familiares, pelas origens de cada um e pelas diferentes envolvências relacionais que estabelece com os-outros. Um percurso de descoberta e redescoberta humana que não é mais do que a própria cadência da aprendizagem da diversidade do conhecimento humano. 
  • Estabelecer que cada #planeta pertence a um Sistema_Solar_Pi - constituído por tantos #planetas quanto o número de alunos da respetiva turma - e que, por sua vez, o conjunto de todos os Sistemas Solares (i.e., de todas as turmas) pertence a um universo mais vasto – o universo da Escola . A partir desta noção de pertença planetária, pretende-se desenvolver  um tropismo para a colaboração, como forma de harmonizar tensões, e um antitropismo para estados de destruição, na medida da constatação de que: a harmonia do meu planeta, contribui para a harmonia de todo o sistema a que pertenço, porque tudo está ligado entre si.
  • O conceito de “pertença planetária” pretende, adicionalmente, construir a noção “de Turma” como sistema integrado num sistema maior: “a-Escola” que, por sua vez, está integrada num sistema ainda maior: “a-Comunidade” (...) introduzindo-se  a noção implícita  de Sistemas Adaptativos Complexos em que o entendimento da complexidade da imprevisibilidade resulta da aplicação da diversidade e da adaptabilidade para a emergência de um estado de colaboração, para o bem comum.
  • Estabelecer que todos os planetas obedecem à “Lei do Pi” que diz que: não interessa o tamanho do meu planeta, mas sim, a consistência com que uso os atributos da paz (positividade) , da inovação (genialidade) e do empreendedorismo (responsabilidade)   na construção da minha estrutura de decisão e de ação.
  • Explicar  que  (1) o número Pi representa o número de vezes que o diâmetro de uma círculo cabe numa circunferência - aproximadamente 3, (14159…) vezes; e que (2) a razão Pi, é um rácio constante e independente do tamanho da circunferência.  Deste modo, (1) + (2) direciona  o aluno para a tomada de consciência de que não é preciso  ser-se “o maior”, mas sim,  "dar sempre o melhor de si", na forma consistente como o aluno aplica a sua positividade, a sua genialidade e a sua responsabilidade na construção da sua esfera de influência no mundo. Ao associar a Lei de Pi - ao jogo (#MyAvatar), o aluno,  nunca vai ver as suas expetativas defraudadas porque,  vai  poder confirmar, no futuro e por si, a magia do número Pi em áreas tão diversas como: a arquitetura, a computação, as ciências, a física, a química e a matemática. 
  • Solicitar a cada aluno para desenhar “o seu planeta” dentro da filosofia bordaliana que explica o conceito de aluno-artesão: o aluno capaz de moldar mundo com as suas mãos, assumindo o papel ativo na transformação do mundo, em melhor-mundo.


We work for a common project: #DoGood4GreenCitizenshipDevelopment by boosting students' positivity (PEACE), ingenuity (INNOVATION) and responsibility towards problem solving (ENTREPRENEURSHIP).