Friday, 27 November 2020

PROGRAMA #MyHub | GT4PIE: Great Teachers 4Peace, 4Innovation and 4Entrepreneurship | BIGBANG THEORY TO BE

Nome do Projeto: "Criar uma nova forma de administrar a #VacinaCOVID"

Autora: Professora Íris de Carvalho

O projeto em epígrafe  foi enquadrado dentro do tema #MyHub "A Eletrólise Verde da Imaginação: Como Produzir Imaginação Verde?AQUI  encontra-se a contextualização ao tema.

A professora Íris  implementou o projeto da seguinte forma: Tema Projeto/Criatividade - "Criar uma nova forma de administrar a vacina COVID". Recurso Pedagógico: uma folha A4 branca com título do projeto; espaço para o aluno colocar "Nome do projeto"; espaço para o aluno colocar: "Explicação do Projeto" e espaço para o aluno colocar a sua identificação como "Autor". 

NOTA: O facto da professora Íris colocar "Autor", ao invés de "Nome", transformou por completo o paradigma do projeto para o posicionar como património de construção do aluno.


Avaliação: Os trabalhos foram avaliados sob a perspetiva da #gamificação (Desafios=ProduçãoDeConhecimento=Recompensa) assente na orientação  PIE, i.e. na orientação para a  positividade (PAZ),   genialidade (INOVAÇÃO) e  responsabilidade (EMPREENDEDORISMO). Deste modo, foram entregues pontos em #BitCoins4Peace, #BitCoins4Innovation e #BitCoins4Entrepreneurship. 

1 Great Teacher + Colour ✏️ + 1  📄 + Green Imagination 💭 + PIE = Transformative Value 4Sustainable Innovation

FAQ: Porque é que o #ProgramaMyHub entrega os pontos em #BitCoins? Estamos a caminhar para uma nova economia digital e consideramos ser importante orientar as novas gerações (que serão os líderes desta economia) para os grande valores cívicos da humanidade: Paz (influenciar positivamente os outros com a minha forma positiva de pensar e de agir), Inovação ( aplicar as minhas ideias para o bem comum) e Empreendedorismo (assumir responsabilidade pelos problemas do mundo e tomar a iniciativa de criar soluções para os mesmos). 

Neste sentido, e após  observação e análise dos trabalhos infere-se que:

i) Todos os alunos tiveram uma abordagem positiva ao projeto, ou seja, todos os alunos demonstraram  preocupação em encontrar uma solução prática, indolor e  próxima dos valores da sua geração: "I Am an Agency 4PEACE"; 
ii) As ideias são bastante criativas e refletem um  enorme respeito pela  diversidade humana, denotando-se a fusão clara entre  capital biográfico (quem sou) e  capital académico (o que sei): "I Am an Agency 4INNOVATION"; 
iii) Todos os alunos assumiram responsabilidade pela resolução do desafio proposto, propondo soluções pioneiras: "I Am an Agency 4ENTREPRENEURSHIP". No entanto, dois alunos conseguiram ir mais longe, neste atributo, a referir:
  • aluno #MyHubDJF preocupou-se em tornar a vacina acessível para todos, definindo o preço de cinco cêntimos por vacina, o que reflete qualidades de gestão e de liderança extraordinárias:  "empatia" e  "sentido da democratização".



  • aluno #MyHubJPR aplicou um detalhe técnico impressionante na máquina que construiu, revelando assumir qualidades importantes para revolucionar o conhecimento  nas áreas STEM (science, technology, engineering and mathematics).


A professora Íris descreveu da seguinte forma o que sentiu: " (...) adorei ver o interesse na conversa durante a execução do projeto!".

We work for a common project: #DoGood4GreenCitizenshipDevelopment by boosting students' positivity (PEACE), ingenuity (INNOVATION) and responsibility towards problem solving (ENTREPRENEURSHIP).