Friday 29 April 2022

THE LEARNING ROAD MAP 4SUSTAINABLE GREEN CITIZENSHIP | BIGBANG THEORY TO BE

O hidrogénio é o elemento  químico da tabela periódica  com letra H. O hidrogénio corresponde ao número atómico um e  é o elemento mais simples e abundante no universo. Na verdade,  estima-se  que 90% do universo visível seja feito de hidrogénio.  As estrelas são grandes bolas explosivas de gás composto por  hidrogénio e hélio, sendo que da fusão do hidrogénio (H) resulta o hélio (He). De notar que as estrelas produzem luz própria - learning outcome -  que os planetas não possuem. 

A maior parte do hidrogénio produzido atualmente pela humanidade é chamado de - Hidrogénio Cinzento (Grey H2) - porque é obtido através de vapor a alta pressão (H2O) em reação  com o gás natural (CH4), resultando em H2 e gazes de efeito estufa CO2.  O Hidrogénio Verde, também conhecido por H2 Renovável (Renewable H2), corresponde ao hidrogénio produzido com energias renováveis (energia eólica e energia solar). O processo mais conhecido é o da eletrólise através do qual a água (H2O) é dividida em hidrogénio (H2) e oxigénio (O2).

Os desenvolvimentos científicos resultantes da aplicação do elemento mais abundante do universo: o hidrogénio (H),   como fator  de progresso e sustentabilidade dos recursos do planeta  deve instigar o  Sistema de Educação a aplicar do elemento mais abundante do universo-humanoa imaginação (I) - como o primeiro elemento da tabela de progresso, sustentabilidade e desenvolvimento humano. Efetivamente, o elemento I (aka "imaginação") nasce em abudância em todo o ser humano e não apresenta qualquer custo de aquisição constituindo, portanto,   uma vantagem de gestão competitiva do   aluno e que infelizmente é ainda   muito  mal compreendida sobretudo no processo de formação do-ser (process of being) .  

De notar que grande parte da imaginação produzida pela humanidade é  I-cinzenta  e não I-Verde,  facto que é facilmente comprovado pela elevada  concentração mundial de poluentes produzidos, a identificar: violência, raiva, guerra, ódio, assimetrias económicas, assimetrias sociais, pobreza, fome, violência doméstica  (...)


De facto, tal como o hidrogénio (H), a imaginação (I), é um elemento que não se encontra na natureza no seu estado puro e a forma como é produzida pode ser "verde"  ou "cinzenta", ou seja, o processo de transformação da imaginação em criatividade pode ser sustentável (Imaginação Verde) ou insustentável (Imaginação Cinzenta). Neste sentido, é tão crítico alcançar a neutralidade-carbónica, como o é  alcançar a neutralidade-humana, porque, se é verdade que é necessário combater as alterações climáticas (ODS7 + ODS13 + ODS14 + ODS15) é também necessário combater as alterações-humanas resultantes de pulsões poluentes prejudiciais ao desenvolvimento do progresso da humanidade (ODS1 + ODS2 + ODS3 + ODS4 + ODS5 + ODS7+ ODS8 + ODS10 + ODS11 + ODS12 + ODS16 + ODS17). Neste sentido, o learning-road-map-4-sustainable-development tem de ser o caminho da eletrólise  verde da imaginação  - onde a decomposição  do  capital biográfico (process of being)  e do capital académico (process of knowing) resulta na produção de energia pacífica, inovadora  e empreendedora capaz de posicionar o aluno como agente  transformador do mundo, em melhor-mundo. 

As crianças  nasceram para assumir o papel de estrelas  e  assim poderem  assumirem o seu papel de iluminar  o mundo com a sua positividade, genialidade e responsabilidade dado que os adultos perderam há muito essa capacidade.



#MyAvatar | Projeto "A minha Pegada no mundo" | Autor: planeta11062008 


"Este projeto é para acabar com a poluição das fábricas. Eu vou colocar uma cúpula para sugar o ar poluído transformando-o em oxigénio. Dentro da cúpula vai  haver  quatro sugadores para ter oxigénio dentro da cúpula. As portas servem para a descontaminação quando se sai da cúpula. E por último  um portão com uma parede de água para descontaminar os camiões.














 
1st published 12th October 2020 | reviwed 9th February 2021