1st published 27.Dec.2019
PROJETO: "#MyOath 4Peace, 4Innovation and 4Entrepreneurship”
|
Objetivo: Direcionar o-aluno-aprendiz para a anatomia da sustentabilidade do seu desenvolvimento humano de modo a que seja autor da construção da sua própria esfera de influência no mundo, fazendo-o percorrer as maiores complexidades e potencialidades da humanidade em 17 Passos. Um exercício que pretende dar a conhecer o ofício hipocrático de saber-diagnosticar as maiores moléstias da humanidade para sobre elas agir e, desta forma, reparar as maiores feridas do mundo.
Contra as injúrias da sorte (...)", A Portuguesa
O aluno aprende assim a construir, com as suas mãos, a sua própria linha melódica de esfera de influência no mundo, exercendo a sua autonomia solidária para com a realização dos grandes valores cívicos da humanidade, pois, seguindo o traçado das suas próprias mãos, intui da importância "de si para si "de : i) influenciar positivamente o mundo com a sua forma positiva de pensar, de falar e de agir (Be an Agency 4Peace); ii) aplicar a sua criatividade para transformar o mundo em melhor-mundo (Be an Agency 4Innovation) e iii) assumir responsabilidade pelos problemas do mundo e ter a iniciativa de encontrar soluções para os mesmos (Be an Agency 4Entrepreneurship).
Deste modo, vinca-se, como poema de sublimação do desenvolvimento do caráter do aluno, os fundamentos necessários para a materialização de uma fisiologia própria para o desenvolvimento de um projeto educativo de longo prazo "que tenha por objetivo criar ambientes saudáveis e socialmente produtivos destacando comportamentos éticos e cívicos que encorajam as virtudes morais clássicas – honestidade, bondade, empatia e compaixão, gratidão e modéstia abordando valores humanos que transcendem a gestão das necessidades imediatas da vida"( A.Damásio), contribuindo-se para alcançar uma visão de gestão holística dos 17 ODS's e da sua crucial contribuição para o desenvolvimento das competências integradas no “Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória” (despacho nº6478/2017) a referir : i) Linguagens e Textos; ii) informação e comunicação; iii) Pensamento Crítico e Pensamento Criativo; iv) Raciocínio e Resolução de Problemas; v) Saber Científico, Técnico e Tecnológico; vi) Relacionamento Interpessoal; vii) Desenvolvimento Pessoal e Autonomia; viii) Bem Estar, Saúde e Ambiente; ix) Sensibilidade Estética e Artística; x) Consciência e Domínio do Corpo. |
Etapa
|
Operacionalização
|
Solicitar ao aluno para desenhar duas circunferências (uma circunferência circunscrita em outra circunferência). No centro, fica a Paz, a Inovação e o Empreendedorismo e, à volta, fica o mundo, a ser percorrido em 17 passos (os 17 ODS's).
|
· O exercício consiste em desenhar duas circunferências: 1. uma circunferência interior, dividida em três partes, respetivamente Paz, Inovação e Empreendedorismo; e 2. outra circunferência exterior (ao redor da circunferência menor): dividida em 17 partes (os 17 ODS’s). Durante este percurso iniciático, em que o aluno percorre o desenho do mundo com as suas mãos; o aluno compreende que para se resolverem as questões complexas do mundo tem de se seguir um caminho diferente do habitual (the management thinker mind-set), por isso, o percurso das suas mãos é feito no sentido contrário ao movimento dos ponteiros do relógio. Deste modo, o aluno, ao percorrer os 17 ODS’s, consegue confrontar-se com a essência das maiores complexidades do mundo: violência, pobreza, fome, iniquidades, insegurança, injustiça, desigualdades, poluição etc.; e consegue simultaneamente, direcionar a sua atenção para a resolução dessas complexidades ao aprender a aplicar a razão Pi na construção da sua estrutura interior de decisão tripartida, i.e., Paz (positivity), Inovação (ingenuity) e Empreendedorismo (responsability)). Competências: i+ii+iii+iv+v+vii+ix+x.
· A utilização da circunferência é uma apologia direta à forma esférica do Mundo e pretende construir no aluno consciência para a noção de raio-de-ação (qual o impacto das minhas ações?), a noção de diâmetro de influência - (até onde posso influenciar os outros?) e a noção de fronteira-de-ação (quais os meus limites de ação?). O tamanho da circunferência apresenta-se como fator irrelevante, na medida em que se aplica - A “Lei de Pi” - que diz que o rácio Pi é constante, independente do tamanho da circunferência (Pi= 3, 14159...) - facto que deve levar o aluno à consciência de que não precisa de ser “super-herói”, nem "o maior" - para alcançar os seus objetivos – mas sim, "consistente" na forma tripartida (Pi=3) como aplica os atributos: Paz (positivity), Inovação(ingenuity) e Empreendedorismo (responsability) na construção da sua esfera de influência no mundo. Competências: i+ii+iii+iv+vi+vii+x.
|
Publicar os trabalhos em @MyHubInstagram, partilhando o conhecimento produzido com Famílias, Comunidade, Escola, Organizacōes Governamentais e outras Organizaçōes.
|
· Concretizar os princípios orientadores do DL n54, de 6 de Julho 2018, no seu terceiro artigo, a referir : a) Educabilidade Universal; b) Equidade c) Inclusão; d) Personalização; e) Flexibilidade; f) Autodeterminação; g) Envolvimento parental; e h) Interferência mínima.
Competências: i+ii+iii+iv++v+vi+vii+viii+ix+x.
|