Saturday, 26 March 2022

ACABOU A MORTE! ELA JÁ NÃO EXISTE | RETHINKING SUSTAINABLE GOALS

SÉRIE - RETHINKING SUSTAINABLE DEVELOPMENT GOALS
time-reading-barometer | 2 minutes 2 seconds 408 words
17steps@principiahumanitatis.org

a morte é uma coisa  do mundo na medida de que a possibilidade de-morrer existe apenas enquanto dura o mundo. porém o medo de-morrer e o sofrimento  que a-morte  provoca ao mundo de quem morre são acontecimentos que podem limitar ou transcender   o significado da existência humana no mundo.  será que o mundo seria diferente se não houvesse a-morte? ou será que a-morte seria diferente se não houvesse o mundo? liev tolstói no seu curto conto  "a morte de ivan ilytch"  explica  como a-morte deixa de ser temida a partir do momento em que se compreende o sentido verdadeiro do propósito de integridade  da-vida. esse momento aconteceu a ivan ilytch quando no momento da sua morte pediu perdão à  mulher e aos  filhos por todas as tormentas  que lhes tinha causado em vida.  ao chegar ao reconhecimento do  sentido falso do seu mundo ivan Ilytch deixou de sentir a dor  da-morte e ganhou a liberdade do sentido verdadeiro da vida eterna. o sentido falso do mundo é acordado pela morte e é isso que causa dor. a-morte lembra a humanidade de que tudo aquilo que tem uma-duração pertence ao mundo-falso logo  nunca existiu. quando encontramos o sentido verdadeiro da integridade-vida o mundo da morte deixa de existir e encontramos a plenitude do propósito que transcende o limite imposto pelo tempo-mundo. por isso. ivan ilytch às portas da morte pediu perdão à  mulher e aos  filhos. pois  tinha compreendido que tinha limitado o valor do seu mundo à duração do poder do cargo que tinha ocupado. pois tinha compreendido que tinha limitado o  amor do seu mundo   à duração do conformismo da tradição que tinha herdado.  no dia em que  o mundo  perdir  perdão por todas as tormentas que causou à humanidade vão ouvir-se as seguintes plavras que vão ecoar na vida da  alma da humanidade: acabou a morte! ela já não existe.
_________________
The death of Ivan Ilytchfirst published in 1886, is a novella by  Leo Tolstoy, considered one of the masterpieces of his late fiction , in wikipedia.

#ODS1+#ODS2+#ODS3+#ODS4+#ODS5+#ODS6+#ODS7#ODS8 #ODS9 #ODS10 #ODS11  #ODS12 + #ODS13 + #ODS14 + #ODS15 + #ODS16 + #ODS17  OBRIGADA, LIEV TOLSTÓI PELO PATRIMÓNIO DE INTEGRIDADE FEITA VIDA HUMANIDADE DEIXADO AO MUNDO NUM PEQUENO CONTO CHAMADO "A MORTE DE IVAN ILYTCH".

ODS = Objetivo de Desenvolvimento Sustentável = SDG = Sustainable Development Goals (17Steps4Sustainability)