Sunday, 19 June 2022

AUTOPOIESIS | RETHINKING SUSTAINABLE GOALS

RETHINKING SUSTAINABLE DEVELOPMENT GOALS
time-reading-barometer | 1 minute 53 seconds | 377 words
17steps@principiahumanitatis.org
a elvira tinha setenta e seis anos e cantava. cantava não porque fosse cantora de profissão mas porque padecia da mesma vontade de don quixote: a vontade de viver num mundo imaginado melhor. a elvira perdia-se  na lírica da música que lia. tal como don quixote se perdia nos  romances que lia. elvira  encarnava a personagem de diva com todas as suas excentricidades. excentricidades que eram definidas  pelo mundo como fantasias impróprias para uma mulher velha. argumentos que a elvira tapava com uma canção sobre um amor antigo  que tinha voltado. o amor era a canção. a canção pertencia à razão  que a elvira tinha  recusado sempre que tinha prestado demasiada atenção às vozes  do-mundo.  a elvira não tinha saudades dos tempos de mulher nova. preferia os-tempos-do-agora onde o corpo acordava para o saber dos acordes da composição que ela inventava. a elvira levava da vida  a certeza do amor da canção. amor que acordava cada célula do seu ser para a verdadeira razão do viver.  elvira interrogava-se como tinha conseguido viver tanto tempo sem  a canção. em resposta vinha o silêncio que  a fazia ouvir as vozes do mundo. vozes que agiam como espanta-sonhos que  ela  agora afugentava   em acordes  agudos que estilhaçavam todos os espelhos mundo.  espelhos-mundo que lhe tinham roubado o sonho da canção. canção  que provava que a força do amor era mais forte do que as ideias-copy-paste-mundo. canção que provava  que o-sonho quando vinha com amor tinha um mecanismo de conservação que permitia sempre  a sua renovação.

Autopoiesis: the property of a living system (such as a bacterial cell or a multicellular organism) that allows it to maintain and renew itself by regulating its composition and conserving its boundaries,  Merriam-Webster.com


#ODS1 + #ODS2 + #ODS3 + #ODS#4 + #ODS5 + #ODS 6 + #ODS7 + #ODS8 + #ODS9 + #ODS10 + #ODS11 + #ODS12 +#ODS13 + #ODS14 + #ODS15 #ODS16 + #ODS17    OBRIGADA, A TODAS AS ELVIRAS DO MUNDO QUE USAM O AMOR PELA CANÇÃO PARA ESTILHAÇAR OS ACORDES COPY-PASTE-MUNDO.  

ODS = Objetivo de Desenvolvimento Sustentável = SDG = Sustainable Development Goals.